Sobre a JPR Virtual

Após superar as adversidades causadas pelo cancelamento da 50ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2020) em função da pandemia da COVID-19, a Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) se mobilizou e organizou em tempo recorde a JPR 2020 Virtual. Este evento online apresentará 26 Lives e sete Sessões Plenárias gratuitamente a todos os interessados diretamente do site da JPR, sendo recomendadas apenas a profissionais médicos.

Além das Transmissões ao Vivo, a JPR 2020 Virtual terá em sua programação mais de 300 aulas inéditas, gravadas remotamente, com professores (brasileiros e estrangeiros) e temas do programa original da Jornada, divididas pelos seguintes cursos: 2ª Jornada de Radiologia Intervencionista; Abdominal, Digestório e Geniturinário; Cabeça e Pescoço; Cardiovascular; Imagem da Mulher; Informática em Radiologia; Mama; Medicina Nuclear e Imagem Molecular; Musculoesquelético; Neurorradiologia; Oncologia; Pediatria; Tórax, e Ultrassonografia Geral. A programação terá ainda aulas da iniciativa Latin Safe, vídeos de demonstrações práticas das Vilas do Ultrassom, Intervenção e Inovação e apresentações de Temas Livres, conteúdo que reúne a produção científica dos principais centros de Diagnóstico por Imagem do Brasil.

As Lives serão realizadas de 27 de maio a 24 de junho. Após 24/06, será feita uma pausa, mas todas as gravações serão disponibilizadas em uma página especial dentro da nova Videoteca Digital, produto de acesso exclusivo para membros ativos da SPR. Em 27 de julho, as transmissões serão retomadas nos mesmos horários, e seguirão até 12 de agosto. O conteúdo será transmitido de segunda a quinta-feira às 18h30, e às sextas às 17h.

A Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) e a Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA) iniciaram as conversas para delinear uma parceria educacional-científica com foco na JPR em setembro de 2012. Depois de muitas reuniões e discussões, um comitê formado por quatro diretores da SPR e quatro da RSNA desenhou o modelo atual de JPR organizada de forma conjunta pelas duas entidades.

Esse modelo de coordenação bilateral da JPR foi colocado em prática nas Jornadas de 2014, 2016 e 2018, anos que compuseram o primeiro ciclo do projeto. Considerada por ambas as entidades bastante exitosa, essa parceria foi renovada por mais três edições da JPR – 2020, 2022 e 2024, edições que comporão agora o segundo ciclo desse projeto. A RSNA segue apoiando a JPR 2020 Virtual – apoio, este, que foi decisivo para viabilizar a participação de 20 professores estrangeiros, antes confirmados no programa presencial, agora reconfirmados no online.

  • spr
  • rsna

Após acompanhar intensamente, com todo o seu profissionalismo e seriedade, a evolução da pandemia da COVID-19 no Brasil e no mundo, a SPR decidiu – com bastante tristeza, mas ao mesmo tempo muita coragem – cancelar a edição presencial da 50ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2020), que ocorreria de 30 de abril a 3 de maio, no Transamerica Expo Center.

A decisão foi tomada após ponderar questões difíceis e delicadas, baseando-se em uma avaliação criteriosa do contexto e de todos os cenários, levando em conta os principais dados científicos sobre o coronavírus e as diretrizes dos órgãos governamentais e de saúde.

Apesar das adversidades, a SPR conseguiu superar os desafios e organizar em tempo recorde a edição online do maior evento de Radiologia da América Latina: a JPR 2020 Virtual.  Este evento online oferecerá aos membros ativos da SPR mais de 300 aulas do programa original da JPR, parte das quais serão transmitidas ao vivo (Lives). Também farão parte da JPR Virtual os Temas Livres aprovados para o evento, conteúdo bastante relevante para a SPR por reunir a produção científica dos principais centros de Diagnóstico por Imagem do país.


Acesse o comunicado de cancelamento do evento presencial na íntegra clicando aqui. Confira informações sobre a JPR 2020 Virtual clicando aqui.