Regulamento de Participação

50ª Jornada Paulista de Radiologia
Edição especial online
50th São Paulo Radiological Meeting
Online special edition

Este regulamento foi atualizado em maio de 2020 para nova forma de apresentação na JPR 2020 Virtual.



1. Os interessados em submeter resumo(s) de seu(s) trabalho(s) para seleção e posterior apresentação na JPR 2020 Virtual, evento que acontecerá virtualmente de 27 de maio a 12 de agosto, preencheram a ficha de inscrição com os dados do(a) autor(a) responsável e o resumo do trabalho no site www.jpr2020.org.br, por meio do sistema de submissão de trabalhos, até 6 de janeiro de 2020, às 23h59 (horário oficial de Brasília).

2. Não foram aceitas inscrições de trabalhos por meio de fax, CD/DVD, pen drive, e-mail ou outro meio que não seja o sistema de submissão de trabalhos.

3. O(a) autor(a) responsável pela inscrição será o(a) encarregado(a) por receber todos os comunicados relativos aos Painéis e Temas Livres da JPR 2020 enviados pela organização do evento e repassá-los aos demais autores(as) do trabalho.

4. Somente o(a) autor(a) responsável poderá editar o conteúdo do resumo ou solicitar o cancelamento de sua submissão.

5. O(a) autor(a) responsável pôde editar o resumo submetido até o dia 6 de janeiro de 2020, às 23h59 (horário oficial de Brasília), por meio do sistema de submissão de resumos. Alterações de texto ou título do resumo, assim como alterações nos nomes dos autores e cancelamento de submissão não serão permitidas após essa data.

6. Se a submissão de um resumo precisar ser cancelada, esta deveria ser feita pelo(a) autor(a) responsável até o dia 6 de janeiro de 2020, às 23h59 (horário oficial de Brasília). O cancelamento da submissão deveria ser feito pelo site www.jpr2020.org.br, por meio do sistema de submissão de trabalhos. Ressaltamos que ao submeter um resumo de trabalho à JPR 2020, o(s) autor(es) assume(m) o compromisso de apresentar o trabalho no evento caso este seja aprovado.


7. O resumo deveria ser redigido em Inglês e também em um segundo idioma a ser escolhido dentre os listados abaixo:

a) Português
b) Espanhol


Resumos redigidos em idiomas diferentes dos indicados nesse regulamento não foram aceitos para este evento.

8. No espaço designado “Nome dos Autores”, o registro dos nomes deve ter sido efetuado na seguinte ordem: sobrenome em letras maiúsculas, seguido pelas iniciais dos demais nomes. Exemplo: o nome Carlos Aguiar Nogueira deve ser grafado como NOGUEIRA, C. A.

9. Não é permitida a divulgação de conteúdo promocional ou comercial no conteúdo do trabalho.

10.É proibido mencionar no resumo do trabalho o nome da instituição onde o estudo foi desenvolvido e/ou onde os autores atuam ou qualquer outro dado que indique ou sugira a autoria do trabalho, seja no título, no corpo do resumo ou nas imagens do trabalho. Caso essa menção seja essencial, deve-se substituir o nome em questão por XXX ou XXX ou XXX (Ex: Revisão de 48 Casos de Tumores Orbitários do Instituto XXX de Medicina da Instituição XXX). Resumos que não respeitarem essa norma serão desclassificados.

11. 11. A identidade do(a) paciente deve ser preservada. Nenhum dado que permita sua identificação poderá ser apresentado. Resumos que não respeitarem essa norma serão desclassificados.

12. 12. Só foram aceitos resumos de trabalhos que tenham relação ou interesse à Radiologia e ao Diagnóstico por Imagem. Os que não atenderam a esses pré-requisitos foram desclassificados.

13. O(a) autor(a) deve ter classificado seu trabalho em uma categoria, em uma área e em um tipo de estudo, conforme descrito a seguir.

13.1. Categoria: define o formato em que o(a) autor(a) deseja apresentar o seu trabalho. As categorias a serem escolhidas são as seguintes:

01. Painéis Impressos (PI) – exibição de pôster impresso.
02. Painéis Digitais (PD) – exibição em computadores por meio de arquivo digital.
03. Temas Livres (TL) – apresentação oral durante as aulas. Atenção: para esta categoria somente serão aceitos trabalhos originais.

13.2. Área: Por “área” entende-se a subespecialidade da Radiologia e Diagnóstico por Imagem à qual o trabalho se enquadra. As áreas nas quais o(a) autor(a) deve classificar seu trabalho são as seguintes:

01. Abdominal/Trato Digestório
02. Abdominal/Trato Geniturinário
03. Biomedicina
04. Cabeça e Pescoço
05. Cardiovascular
06. Ensino
07. Física / Controle de Qualidade
08. Informática / Gestão
09. Intervenção
10. Mama
11. Medicina Fetal
12. Medicina Nuclear
13. Neurorradiologia
14. Pediatria
15. Pesquisa Básica/Pré-Clínica
16. PET-CT
17. Radiologia Veterinária
18. Sistema Musculoesquelético
19. Técnicas Radiológicas
20. Tórax
21. Ultrassonografia

Caso o(a) autor(a) tenha inscrito o trabalho numa área que não corresponda àquela a qual o resumo pertence, o mesmo poderá ser redirecionado pela Comissão de Painéis e Temas Livres para a área correspondente.

13.3. Tipo de Estudo: O(a) autor(a) deve ter indicado qual o tipo de estudo utilizado para o desenvolvimento do trabalho, conforme as opções a seguir:

01. Trabalho Original: trabalho científico original, resultante de pesquisa, com contribuição para o avanço da ciência médica. Este trabalho deve permitir que outros investigadores ou profissionais especializados possam repetir as observações descritas e julgar os resultados e conclusões do(s) autor(es), bem como verificar a exatidão do método de análise, da discussão e dedução das conclusões. Deve-se referir o modo de escolha da amostra estudada e dispensar particular atenção ao tratamento estatístico dos resultados. Apenas dados clínicos e laboratoriais essenciais e conclusivos devem ser citados.

02. Relato de Caso: descrição sumária de caso(s) especial(is), que, pela sua raridade ou extraordinário interesse informativo para a coletividade, transcende(m) o paciente individual. Os Relatos de Caso somente poderão ser inscritos na categoria Painéis Digitais (PD).

03. Ensaio Pictórico: ensaio que transmite mensagem por intermédio de ilustrações e legendas, com pouco texto. Não é baseado em pesquisa original, tendo por função principal o ensino complementar de especialistas.

04. Revisão de Literatura: neste tipo de estudo o(a) autor(a) trabalhará com diversos casos, de um ou de vários autores. Coleta-se material, realiza-se análise e/ou reflexão sobre o assunto, muitas vezes buscando aspectos polêmicos ou promovendo discussões de diferentes opiniões por meio de seu trabalho. Deve-se seguir a estrutura recomendada para um trabalho científico e incluir bibliografia consultada.

14. O(a) autor(a) deve preencher todos os campos que equivalem ao resumo do trabalho. No total, esses campos devem conter no máximo 350 palavras. Os campos do resumo irão variar de acordo com o Tipo de Estudo selecionado, conforme abaixo:

Trabalho Original
a) Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
b) Material(is) e método(s)
c) Resultados e discussão
d) Conclusões

Relato de Caso
a) Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
b) História clínica
c) Discussão e diagnóstico
d) Conclusões

Ensaio Pictórico
a) Introdução e objetivo(s)
b) Método(s)
c) Discussão
d) Conclusões

Revisão de Literatura
a) Descrição sucinta do(s) objetivo(s)
b) Descrição da(s) doença(s), método(s) e/ou técnica(s)
c) Discussão
d) Conclusões

15. Não é necessário informar referências bibliográficas na inscrição dos resumos. Mas, devem ser citadas na apresentação durante a JPR 2020 Virtual.

16.Termo(s) que possua(m) abreviação conhecida pode(m) ser abreviado(s) após uma primeira aparição no texto, com a respectiva abreviatura entre parênteses. Exemplos: Sistema Nervoso Central (SNC), Tomografia Computadorizada (TC), Imagem por Ressonância Magnética (IRM), Ultrassonografia (US), etc.

17. O(a) autor(a) de Trabalhos Originais deve ter informado se o trabalho possui registro no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde). Caso o trabalho tenha o registro, o(a) autor(a) deve ter mencionado o número do registro no ato da inscrição do resumo.

18. O(a) autor(a) deve ter submetido um arquivo único em formato PDF com até cinco figuras/slides com legendas relacionadas ao trabalho, podendo conter imagens, tabelas e/ou gráficos. A(s) figura(s) contida(s) nesse arquivo deve(m) ser originais, ou seja, não poderão ser extraídas da literatura ou de trabalhos de autoria de terceiros.

19. O(a) autor(a) responsável poderá acompanhar no site da JPR 2020 Virtual informações sobre a aprovação, ou não, do resumo de trabalho inscrito.

20. A divulgação dos trabalhos aprovados foi realizada no dia 7 de fevereiro de 2020. Caso houvesse necessidade de alteração da data de divulgação, a Comissão de Painéis e Temas Livres comprometeu-se a divulgar previamente a nova data no site do evento (www.jpr2020.org.br).

21. Eventuais despesas associadas à apresentação dos trabalhos são de responsabilidade dos autores.

22. Todo trabalho aprovado para apresentação na JPR 2020 Virtual deve ter sido preparado em formato PowerPoint e enviado à Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR) até o dia 16 de março de 2020 (mais informações no item 31).

23. Essa apresentação em PowerPoint não possui número mínimo de slides, mas deve conter no máximo 30 slides. O conteúdo deve ter sido elaborado de forma que os participantes possam ler as apresentações, estudá-las, compreendê-las e aprender com isso de forma independente, durante a JPR 2020 Virtual ou posteriormente.

24. O(a) autor(a) deve declarar em um dos slides iniciais da apresentação se possui algum conflito de interesse. Caso haja, deve informar qual o conflito.

26. Trabalhos de Revisão de Literatura e Ensaio Pictórico devem ser compostos de imagens originais. Não foram aceitos trabalhos em que todas, ou a maioria das imagens forem extraídas da internet, livros, revistas científicas, etc.

27. É necessário citar a fonte quando as ilustrações utilizadas não forem originais.

28. O(a) autor(a) deve ter mencionado na apresentação de seu trabalho se possui registro junto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde).

29. Autoria com Responsabilidade: todos os trabalhos aprovados para apresentação na JPR 2020 Virtual devem conter a(s) contribuição(ões) de cada autor(a) para realização do trabalho, no fim do texto, após a bibliografia. (Exemplos: idealização, levantamento de casos e bibliográfico, revisão de texto, etc., vide o modelo usado na Radiology). Essa citação deve ser feita apenas na versão final do trabalho, enviada à SPR para apresentação na JPR. Não é necessário realizar a citação no momento da submissão do resumo.

30. O tamanho máximo do arquivo PowerPoint do trabalho deve ser de 30 Megabytes.

31. A apresentação em PowerPoint do trabalho deve ter sido obrigatoriamente entregue à SPR por duas vias:

01. Por meio do sistema de submissão de trabalhos, localizado no site www.jpr2020.org.br.
02. Por meio de empresas de transporte de correspondência como Correios, DHL, Fedex etc., para o seguinte endereço: Av. Paulista, 491, cjs. 31/32, CEP 01311-000, São Paulo, SP, Brasil. No caso desse sistema de entrega, a apresentação deve ter sido gravada em CD ou DVD. Esse CD/DVD deve ter sido identificado com as seguintes informações no disco e na capa do mesmo:

• Código do trabalho que foi gerado no ato da submissão do resumo.
• Título do trabalho, conforme registrado no sistema de submissão do resumo.
• Área em que o resumo foi inscrito.
• Categoria em que o trabalho será apresentado no evento (Painel Impresso, Painel Digital ou Tema Livre).
• Nome do(a) autor(a) principal, conforme registrado no ato da submissão do resumo.
• Contato do(a) autor(a) principal.

A ausência da identificação e demais dados pode desclassificar o trabalho.

32. O CD/DVD enviado por meio de empresas de transporte de correspondência deve ter o frete e os demais tributos pagos pelo remetente no ato da postagem. As correspondências que não forem enviadas nessas condições não serão recebidas pela SPR.

33. O(a) autor(a) não poderá realizar a troca do arquivo após envio à SPR.

34. Caso o(a) autor(a) não envie a apresentação em PowerPoint de seu trabalho até a data estipulada no item 22 deste regulamento, 16 de março de 2020, ele(a) sofrerá penalidades que variarão de acordo com a categoria do trabalho, conforme descrito a seguir:

34.1. Painel Impresso (PI):
a) O pôster não será avaliado pela comissão julgadora da JPR 2020;
b) A versão digital do trabalho (PowerPoint) não será apresentada na JPR 2020.

34.2. Painel Digital (PD):
a) O trabalho não será apresentado na JPR 2020 Virtual, sendo automaticamente desclassificado.

34.3. Tema Livre (TL):

a) O tema livre poderá ser apresentado oralmente na JPR 2020 Virtual, porém não será avaliado pela comissão julgadora da JPR 2020 Virtual.
b) A versão digital do trabalho (PowerPoint) não será apresentada na JPR 2020 Virtual.

35. Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados durante a JPR 2020 Virtual de acordo com as características da categoria em que foram inscritos por seus autores ou de acordo com a categoria para a qual foram direcionados pela Comissão de Painéis e Temas Livres.

36. O certificado de apresentação do trabalho estará acessível em versão digital no site www.jpr2020.org.br, ao final do período de realização do evento.

37. Autores de Temas Livres apresentarão seus trabalhos oralmente na plataforma de aulas da JPR 2020 Virtual. A partir do dia 27 de maio, os trabalhos aceitos para a JPR 2020 Virtual poderão ser consultados no site www.jpr2020.org.br em formato digital.

38. As imagens publicadas terão resolução mínima para visualização em tela/web, o que impede o uso indevido ou malicioso em publicações ou periódicos impressos ou ainda divulgados pela web.

39. O e-mail do(a) autor(a) responsável pelo trabalho será divulgado no suplemento especial, “JPR 2020 – Painéis e Temas Livres” para eventuais trocas de informações.

40. Outros casos não mencionados nesse regulamento serão decididos individualmente pela Comissão de Painéis e Temas Livres da JPR, conforme a necessidade.